

Casais e família
Espaço destinado ao debate de temas da clínica de orientação psicanalítica com casais e famílias
Quem está em crise?
Se for somente um dos dois é porque o outro pouco sabe daquilo que deveria saber. É bom estabelecer "um espaço de palavra", mas se esse espaço não foi criado, a psicanálise de casais poderá contribuir.
Se forem os dois em crise, talvez seja o caso de cada um procurar sua própria psicoterapia, mas se os dois tiverem de fato o desejo de salvar o casamento, então convém começar a falar disso: da salvação do casamento e não ficar a acusar, repreender, escapar, negar, mentir e tantos outros verbos que não ajudam a manter a conjugalidade. De novo, a psicanálise de casais pode contribuir.
PROJETO DE PESQUISA: REVISANDO OS VÍNCULOS CONJUGAIS:
Este projeto foi criado visando a oferecer psicoterapia para casais, comprometidos em não romper os laços conjugais, cuja união permitiu a geração e criação de filhos.
Os propósitos deste trabalho psicoterapêutico são:
- Estabelecer um espaço psicológico de revisão do processo conjugal e do projeto de família visando à tomada de consciência quanto às decisões que possam levar à continuidade da formação conjugal;
- Reduzir o impacto das consequências negativas decorrentes do distanciamento e/ou conflito.
PROJETO DE PESQUISA: RECONSTRUINDO OS VÍNCULOS FAMILIARES:
Este projeto foi criado visando a contribuir para a retomada ou recuperação dos valores da família, aquela que estrutura a civilização ocidental e, consequentemente para:
- Recuperar a parentalidade responsável, que ampara e é responsável, bem como dedica afeto à prole, estando comprometida com estabelecer a continuidade entre o legado da civilização e as novas gerações;
- Formar novas gerações comprometidas com os vínculos de filiação e com o legado das respectivas tradições;
- Reduzir a perda de jovens para as drogas, a criminalidade, as perversões, a prostituição e as patologias de ordem psíquica em geral com as suas consequências negativas.