

Conheça o
IPePP.Brasília
Em nosso contato cotidiano com estudantes e profissionais da Psicologia constatamos que estes não contam com número suficiente de centros de formação, vinculados ao pensamento original de Sigmund Freud, bem como às contribuições dos psicanalistas do campo das relações objetais. Além disso, observamos que são raros os centros de formação que se preocupam com o rigor da necessária formação do psicanalista.
Formação em Psicanálise
Além de constituir aprofundamento do percurso psicanalítico, a nossa FORMAÇÃO propicia o início para aquele que já leu obras de Freud sem, contudo, havê-las compreendido adequadamente. Também constitui um meio para quem julga deter, já, algum saber psicanalítico e visa trilhar caminhos adicionais no percurso de Psicanalista, além de poder encontrar entre nós a oportunidade para manter-se em contínua interlocução com o mundo psicanalítico de tradição freudiana, incluindo o campo das relações objetais e o que pode ser denominado psicanálise realista. Contudo, devemos tratar essa formação como um percurso que não pretende se encerrar, sendo muito mais uma caminhada firme em direção ao conhecimento sempre mais profundo.
Conosco são abertas importantes portas para o conhecimento e o olhar clínico psicanalíticos.
Percurso Psicanalítico
Em nossa instituição, o candidato inicia como Membro Afiliado, passando posteriormente para Membro Vinculado, depois Membro Associado e na etapa final alcança o título de Membro Efetivo.

A obra freudiana
Autores da psicanálise clássica
Análise pessoal
Supervisão da prática
Interlocução
Pensamento
Próprio


Programação dos Encontros e
aulas de psicanálise
As atividades regulares do Instituto de Pesquisa em Psicanálise e Psicopatologia Brasília são desenvolvidas na modalidade de grupos de interlocução, grupos de estudo, aulas e seminários de acordo com esta programação.
Programação para 2025
Segundas-feiras no horário de 20h00 às 21h15:
Nas três primeiras segundas-feiras de cada mês, as atividades são realizadas exclusivamente no modo online; contudo, na quarta semana, os encontros são híbridos, presencial e online.
Na primeira segunda feira do mês: O pensamento de Winnicott.
Na segunda segunda segunda-feira do mês: Psicanálise e cinema.
Na terceira segunda-feira: A obra de Freud.
Na quarta segunda-feira: Encontros da clínica.
Quartas-feiras: no horário de 20h00 (2a. e 4a. semana: Psicanálise e literatura.
Quartas-feiras no horário de 20h00 (1a. e 3a. semana: Psicopatologias contemporâneas.